Multimídia

MULTIMIDIA

Animes

Informação Geral

Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) em japonês: アニメ, é qualquer animação produzida no japão.

A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação . Para os ocidentais a palavra se refere aos desenhos animados vindos do Japão.

Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs. (esses formatos encontram-se divididos no Fansub por questões de logística)

Características

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados, como ficção científica, aventura, terror, infantil e romance.

É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.

Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As suas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterossexuais, mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.

Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como:
-gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;                                         —diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
-nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade;
-olhos grandes e expressivos;
-traço simplificado.

A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores ou seiyu são alvos da admiração de muitos fãs.

 

Doramas

Dorama ((ドラマ), Dorama) é a definição generalizada do gênero série de televisão oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), TW-Drama (drama taiwanês), C-Drama (drama chinês) e até mesmo os Live-Action (filmes com pessoas reais quando um mangá ou anime faz sucesso). Também muito conhecidos dentro do You Tube, por conter vários vídeos com musicas de cantores orientais.

 

Live-action

Live-action ou live action é um termo utilizado no cinema, teatro e televisão para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, ao contrário das animações. O termo é usado para distinguir os trabalhos em que, normalmente, se utilizaria uma animação, como em desenhos animados, videogame, histórias em quadrinhos, onde um trabalho de animação é adaptado, como por exemplo nos filmes Os Flintstones, Resident Evil e Superman.

Os personagens “Live-Action” são os atores reais, como Bob Hoskins, em oposição aos atores “animados”, como o próprio Roger Rabbit.

 

Filmes

Achei melhor colocar a aqui um resumo pelo simples fato de ter criado essa aba. E ainda me pergunto o motivo. XD

Os filmes são um formato de lançamento de anime.

Normalmente exibidos em cinemas e, mais tarde, lançados em DVD, Bluray, ou, em alguns casos, em canais pagos.

Geralmente apresentam a qualidade de vídeo e o orçamento mais alto. Muitos animes são unicamente lançados em filmes. No entanto, há casos em que os filmes são na verdade uma edição minimizada da série de televisão, ou continuação dessa série de TV.

Mangás

O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês.

No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches.

Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá.

Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

(Adaptado de Wikipedia)
%d blogueiros gostam disto: